Dúvidas Frequentes

  1. Suspeito que não escuto bem, o que faço?

    A primeira coisa a saber é que você não deve esperar, comece consultando um médico otorrinolaringologista e fale com ele. Ele pedirá um exame de audição e exames complementares, se necessário, para primeiro ter um diagnóstico.
    O tratamento pode ser medicamentoso, cirúrgico ou apenas indicado o uso de aparelho auditivo ou outros tipos de dispositivos auditivo colocado por cirurgia. Por isto NUNCA comece a usar aparelho auditivo antes de uma consulta médica

  2. O médico indicou usar aparelho auditivo e agora?

    Caso seu médico tenha indicado testar a prótese auditiva! Não demore! procure um serviço de Audiologia. Pergunte como o local funciona e peça para fazer o teste com duas marcas diferentes, somente depois terá condição de comprar um aparelho auditivo.

  3. Preciso usar aparelho auditivo o que fazer?

    Existem diversos aparelhos auditivos no mercado. A indicação de usar é médica. Primeiro você deve ter o diagnóstico e com um pedido médico procurar o Fonaudiólogo e iniciar o Teste. Existem critérios científicos para a seleção do modelo tecnologia e CUSTO. Não saia comprando aparelho auditivo como um simples produto! Lembre-se o aparelho auditivo é um dispositivo para tratar a sua audição. Então a escolha deve ser cautelosa, feita juntamente com um profissional e seguir alguns passos:
    - Marque uma consulta com um Fonoaudiólogo, de preferência Audiologista e com conhecimento em Aparelho auditivo ou dispositivo osteoancorado. Faça a consulta! Ele fará uma avaliação do seu estilo de vida, do resultado do exame audiométrico, da anatomia de suas orelhas e cabeça assim como possíveis dificuldades manuais e/ou visuais. Com o resultado você deverá testar duas marcas diferentes para observar o benefício de cada uma. Você terá uma avaliação objetiva para saber a melhora que tem usando os aparelhos auditivos e, então poderá optar para a comprar do melhor para o SEU caso. Não para o caso do amigo, do vizinho ou mesmo daquela propaganda que viu em algum anúncio.

  4. Quanto tempo leva em média o processo de seleção de uma prótese auditiva?

    O serviço que adota os guias científicos de boas práticas sugere que cada pessoa siga todas as etapas: - Avaliação; -Seleção; - Verificação com testes objetivos e validação com medidas. Em média geral este processo leva em 15 dias já sendo possível a escolha e compra de um aparelho auditivo. É rápido, mas precisa ser respeitado. Após a escolha o profissional o ajudará a fazer a adaptação e acompanhamento.

  5. Terminei o processo de compra dos aparelhos auditivos e agora?

    Todas as pessoas que começam a usar o aparelho auditivo precisam ser acompanhadas periodicamente e ter o domínio na manutenção e limpeza. Para isto é necessário que conheça bem o kit acompanha o aparelho auditivo e, ainda sim retornar no intervalo de tempo orientado pelo profissional. Você deve retornar em média a cada 2, 3 , 4 ou até 6 meses. Ele vai te orientar. Para dúvidas simples já contamos com atendimento à distância pr tecnologias com videoconferência

  6. Eu uso o aparelho auditivo por que devo comparecer em consulta?

    Em um estudo de mestrado feito por uma de nossas profissionais foi observado que é necessário fazer audiometria, ajustes do aparelho e verificação para manter o benefício deles periodicamente. Não deixe de comparecer! Pequenas dúvidas poderão ser esclarecidas com atendimento a distância.

  7. O processo de seleção e adaptação de aparelho auditivo/ prótese auditiva é igual para crianças e adultos?

    Não! O Guia de boas práticas consta as mesmas etapas para todas as idades. Contudo, o processo de seleção e adaptação de uma criança é totalmente diferente das outras etapas. A tecnologia do aparelho auditivo no público infantil deve ser específica para as orelhinhas e ambientes das crianças.

  8. Meu aparelho auditivo/ prótese auditiva tem moldes de acrílico/ silicone quando devo trocá-lo?

    Criança Recomenda-se trocar em média a cada 3/6 meses e adultos a cada 6 / 12 meses, dependendo de cada caso

  9. Uso aparelho auditivo/prótese auditiva no modelo microcanal e intracanal com cápsula de acrílico, quando devo trocar a capsula?

    A cápsula deve ser trocada em média a cada 1 a 1 ½ ano, dependendo de cada caso. Volte ao serviço para o profissional avaliar a parte anatômica e tirar novo molde para confecção.

  10. Tenho aparelho auditivo/ prótese auditiva preciso limpá-lo? Quando?

    Todos os aparelhos auditivos devem acompanhar um kit de manutenção e limpeza,
    Os kits variam de acordo com o modelo e tecnologia. Neste kit além das pilhas você pode encontrar alguns filtros que servem para impedir que impurezas e ceras entrem no aparelho auditivo.
    Para modelos com “domes, tulipas ou Sleeve de silicone” as borrachinhas devem ser trocadas constantemente para evitar infecção, fungo ou mesmo que ela fique retida dentro do seu ouvido.
    Moldes de acrílico/silicone também devem ser lavadas com água e sabão neutro! para isto ele deve ser retirado do aparelho auditivo que não pode molhar! O profissional que te acompanha te auxiliará!

    Carrinho